Cursos para Professores Alfabetizadores.
Fonoaudiólogas:
Fabiana Benez – CRFa. 2-6510
Thaís Chiaramonte – CRFa. 2-19956
Para quem é esse curso?
Com o objetivo de trazer ao professor conhecimentos científicos sobre as habilidades preditoras que constituem as bases da alfabetização, montamos este treinamento visando complementar a formação profissional através de conteúdos que vão desde o início do desenvolvimento da linguagem até o momento de alfabetização propriamente dito, unindo conhecimento teórico científico e estratégias de aprendizagem para serem aplicadas em sala de aula.
Todo esse percurso é fundamental para um melhor desempenho durante a alfabetização, pois, conhecer sobre as habilidades preditoras, dará aos professores a possibilidade de desenvolver um olhar diferenciado para atuar e identificar as principais dificuldades que comumente ocorrem no momento da aquisição da leitura e da escrita. Desta forma, construirá um raciocínio para conseguir agir diante dos desafios e transtornos de aprendizagem que encontrar.
Nossa maior preocupação é utilizar uma comunicação clara, objetiva e eficaz, pensada no conhecimento prévio do professor e assim contribuir para facilitar o acesso aos conteúdos que se complementam ao saber pedagógico.
Atualmente a dificuldade ao acesso a informações corretas sobre a relação entre o desenvolvimento da linguagem e seu impacto na aprendizagem, bem como os transtornos que afetam negativamente o momento da alfabetização, é uma das principais queixas que recebemos em nosso contato frequente com as escolas, tanto públicas como privadas. Assim sendo, este treinamento foi pensado e elaborado por Fonoaudiólogas com amplo conhecimento clínico e educacional para colaborar com o aperfeiçoamento das práticas educacionais.
A parceria entre a Fonoaudiologia e as áreas da educação se torna um diferencial, com professores dotados de ferramentas e conhecimentos que ampliam o seu pensar diante do fazer, beneficiando todos os alunos, principalmente aqueles com dificuldades ao aprender.
Nosso treinamento é realizado através de aulas presenciais e/ou online síncronas que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade da escola e/ou dos professores interessados. Ao invés de focar em formações isoladas, privilegiamos uma formação em que todo o grupo de professores se engaje, propiciando melhores resultados no desempenho dos alunos.
Logo abaixo você encontrará um roteiro descritivo dos assuntos abordados em cada um dos cinco temas propostos para o treinamento.
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Tema 01 – 7 horas de formação
Bases para o desenvolvimento da linguagem no contexto atual – pós-pandemia
- Desenvolvimento típico e atípico de linguagem e fala (1 hora);
- O caminho da compreensão à expressão de linguagem (1 hora);
- Observação da comunicação não verbal e verbal (1 hora);
- Marcos do desenvolvimento de fala (1 hora);
- Diferença entre dificuldades, atraso e transtornos (30 minutos);
- Transtornos que impactam negativamente na linguagem (Autismo X Apraxia X TDL) (30 minutos);
- Orientações e atividades para estimulação em sala de aula (2 horas).
Tema 02 – 6 horas de formação
Aspectos do desenvolvimento da linguagem oral relevantes para uma boa alfabetização
- Relação existente entre a linguagem oral e a aprendizagem da leitura e da escrita (1 hora);
- Como o Fonoaudiólogo pode colaborar com a escola no desenvolvimento da aprendizagem (30 minutos);
- O caminho para a escrita alfabética (1 hora);
- Trocas de letras com sons parecidos na alfabetização e quais devem chamar a atenção do professor (1 hora e 30 minutos);
- Orientações e atividades para estimular o caminho até a escrita alfabética (2 horas).
Tema 03 – 5 horas de formação
Atividades de manipular os sons e as sílabas: Por que é importante?
- Consciência fonológica, consciência fonêmica e habilidades metafonológicas (1 hora);
- A importância da consciência fonológica na alfabetização (1 hora);
- Rima: o que é e como trabalhar (1 hora);
- Sugestões de atividades para trabalhar a consciência fonológica com o material pedagógico já utilizado na escola (2 horas).
Tema 04 – 6 horas de formação
Como ajudar o aluno com alteração de Processamento Auditivo
- O que é PAC (1 hora);
- Processamento auditivo e Processamento de linguagem (1 hora);
- O que o professor precisa observar e como ajudar (1 hora);
- Manifestações comportamentais da alteração de PAC na linguagem e na aprendizagem (1 hora);
- Sugestões de atividades para estimulação auditiva em sala de aula (2 horas).
Tema 05 – 4 horas de formação (podendo ser presencial ou online em grupos)
Mentoria personalizada para esclarecimento de dúvidas e discussão de casos.
O que é um professor alfabetizador
O professor encarregado de alfabetização é aquele que planeja e implementa atividades pedagógicas para auxiliar os alunos a desenvolver a capacidade de ler e escrever com compreensão. Ele é o responsável por promover o aprendizado de habilidades de leitura e escrita.
Qual a formação de um professor alfabetizador
O professor responsável pelo processo de alfabetização é o encarregado de projetar e implementar ações pedagógicas que possibilitem aos estudantes o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita com compreensão. Ele é o profissional encarregado de promover o aprendizado dessas habilidades.
Como identificar as dificuldades dos alunos na alfabetização?
Identificar as dificuldades dos alunos na alfabetização é importante para que o professor possa oferecer o apoio adequado e promover o sucesso escolar. Alguns sinais que podem indicar dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita incluem:
- Dificuldade em compreender o que está lendo;
- Erros frequentes ao ler ou escrever;
- Dificuldade em associar letras e sons;
- Dificuldade em escrever as palavras corretamente;
- Dificuldade em compreender as instruções escritas;
- Falta de interesse pelas atividades de leitura e escrita.
Para identificar as dificuldades dos alunos, o professor deve observar o comportamento e o desempenho dos estudantes durante as atividades de leitura e escrita, bem como realizar avaliações periódicas. Além disso, é importante estabelecer um diálogo aberto com os alunos e ouvir suas preocupações e dificuldades. Dessa forma, o professor poderá adaptar as atividades e o ensino de acordo com as necessidades individuais dos estudantes e promover o sucesso escolar.
Facilitadora
Fabiana Benez
“Trazer a prática clínica fonoaudiológica para que o professor entenda os processos envolvidos no desenvolvimento da linguagem das crianças e utilize-os em sala de aula, ajudando seus alunos”.
Facilitadora
Thaís Chiaramonte
“Atuando como pesquisadora das áreas de desenvolvimento da linguagem e aprendizagem, percebi que a informação demorava para chegar ao professor, então a FoCo é uma forma de passar esses conhecimentos de forma mais clara, simples e rápida para o professor e beneficiar um maior número de crianças”.